Foto: Prefeitura Municipal de Dona Francisca (Divulgação)
Registro das chuvas do dia 18 de junho em Dona Francisca
Após um início de semana com instabilidade, a chuva fez o nível dos rios subirem por todo o Estado e, na Região Central, não foi diferente. O nível do Rio Jacuí chegou a ficar 2 metros acima do normal na quarta-feira (25), em Dona Francisca, porém, não atingiu o perímetro urbano, segundo a Defesa Civil do município da Quarta Colônia. Com um novo alerta para temporais, previsto para iniciar no sábado (28), a prefeitura emitiu um aviso sobre a possibilidade de inundação do rio.
"Pedimos à população que se mantenha em alerta aos aviso e informações oficiais e atendam às ordens de evacuação sempre que necessário", diz o comunicado da prefeitura de Dona Francisca.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a BaroClima Meteorologia, estão previstos acumulados superiores a 100 milímetros na bacia dos rios Taquari, Jacuí, Caí e Sinos. Grande parte dessas cidades que compõem essas bacias tende a registrar entre 100 mm e 150 mm em "curtíssimo espaço de tempo."
– Teremos o retorno da chuva volumosa, principalmente no Planalto, Serra e Metade Norte. Justamente nas nascentes dos maiores rios que cobrem o Estado. Um deles é o Jacuí. Entre o sábado (28) e o domingo (30), a chuva pode passar dos 100 milímetros na região de Passo Fundo, Ibirubá e Ernestina. O que isso quer dizer? Que a nascente do Rio Jacuí pode ter mais de 100 milímetros e, consequentemente, o rio que não está em seu nível considerado "normal", vai receber um novo pico de cheia. Por isso, é necessário atenção redobrada para a Quarta Colônia – afirmou o meteorologista Gustavo Verardo, em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN (93,5 FM).
Confira o alerta publicado pela prefeitura de Dona Francisca:
"O Coordenador Municipal de Defesa e Proteção Civil juntamente com a Coordenadoria Estadual alerta a população de Dona Francisca para a possibilidade de INUNDAÇÃO do Rio Jacuí em nosso município. As chuvas fortes e intensas, acompanhadas de raios e temporais atuam nas regiões Noroeste, Centro-Norte, RMPOA, Vales, Serra e Litoral Norte entre a noite de sábado (28) e início da manhã do domingo (29). Grande parte da chuva prevista deve ocorrer em 12 horas. Pedimos à população que se mantenha em alerta aos aviso e informações oficiais e atendam às ordens de evacuação sempre que necessário."
Leia mais: